domingo, setembro 01, 2013

PEÇA TEATRAL LENDAS DAS YABAS -DIREÇÃO DE FABIO TAVARES * AMEIIII

SOBRE O ESPETÁCULO
 
 O Espetáculo Lendas das Yabás trás uma historia que se passa num passado e tempo indefinido e mostra a fúria de um Deus humano que age de acordo com suas emoções. Revoltado com a destruição e discórdias que os homens vêm causando a aiê (Terra), Olorum resolve infertilizar todas as mulheres (as Yabás) para extinguir a raça humana e prender a chuva para que a Terra fique seca- isso é representado pelos galhos secos e tom pastel que compõem o cenário dando aspereza a encenação - pois a natureza retrata é a presença concreta do Deus abstrato. Nanã, que é a mais antiga dos orixás, surge no texto como uma grande ialorixa e sacerdotisa que conduz os festejos, impostos por Exu, em agradecimento por este ter conseguido chegar a Olorum desvendando os segredos para que o Deus maior devolvesse a paz a Terra. 

O espetáculo traz os Orixás em forma humana e enfatiza que todo ser vivo, por possuir uma parcela divina, é capaz de se conectar com Deus com bases na energia e ações emitidas a outro ser e por isso Exu conseguiu chegar a Olorum e descobrir os segredos para trazer a concórdia a Terra. O mesmo Exu que trará a paz também conduz a ciumenta Oxum, causando intrigas e discórdias entre as demais Yabás, utilizando da obsessão que mesma sente pelo amor de Xangô, que por sua vez vive com suas quatro mulheres no palácio onde se passa toda a historia.
Texto do site 

Um gde amigo chamado Meu Rei, que faz parte deste maravilhoso e único evento teatral, tinha me convidado a muito tempo para eu assistir e finalmente 
fui prestigiar- los !!!
*Fiquei anestesiada de tanta cultura, beleza e  arte.
A musicalidade bahiana com suas raizes firmes e fortes.
Eu via a nossa querida África*













Os atores e my love no meio feliz, no final da peça  


Eu e Meu Rey 


A peça voltará em breve em cartaz , 
qdo voltar direi a vcs ok !!!
Bjokitas de Manu Pink 
#Superindico